Gal Costa: músicas raras da cantora são publicadas no YouTube; ouça
Em meio à polêmica disputa entre Gabriel Costa e Wilma Petrillo pela herança de Gal Costa (1945-2022), três músicas raras gravadas pela cantora foram disponibilizadas no YouTube. Os registros foram feitos em 1978, durante uma turnê da cantora pela Argentina.
- Leia também:
- Gal Costa: Lágrimas Negras marcou a década de 70 na carreira da cantora
- Imprensa internacional repercute morte de Gal Costa
- Gal Costa: Palavras no Corpo é um dos sucessos recentes lançado pela artista
As gravações foram postadas em janeiro deste ano por um canal em que o proprietário não se identifica, mas só agora ganharam repercussão. O autor da publicação informa que os registros foram feitos durante a passagem de som que Gal fez em um hotel da capital argentina em outubro de 1978.
Acompanhando-se no violão, Gal canta três músicas. Uma delas é O Leãozinho, composição de Caetano Veloso que ela nunca gravou. A canção fazia parte do roteiro do show Com a Boca no Mundo, de 1977. Já havia um registro amador de Gal cantando O Leãozinho. No entanto, esse que os fãs puderam ter acesso agora é muito superior, embora ainda careça de tratamento sonoro
Leãozinho – Gal Costa
Outra música que essa postagem traz é Antonico, samba de Ismael Silva que Gal cantava em seu lendário show Fa-tal, de 1971. Ainda há Falsa Baiana, outro samba, esse, escrito por Geraldo Pereira, que também fazia parte do repertório do Fa-tal
Falsa Baiana – Gal Costa
Antonico – Gal Costa
Gal, assim como outros cantores brasileiros nas décadas de 1960 e 1970, costumava fazer apresentações periódicas na Argentina. No entanto, a cantora só estreitou os laços com o país vizinho a partir de 1985, quando seu dueto com Tim Maia em Um Dia de Domingo, balada composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas, fez grande sucesso por lá.
Há muitos registros raros e inéditos de Gal Costa. Entre eles, um encontro ao vivo com João Donato (1934-2023) no qual eles cantam músicas como Flor de Maracujá, Verbos do Amor e Nasci para Bailar. Também existe uma versão em espanhol de “Baby” e gravações na íntegra dos shows Índia e Cantar.
Com a disputa entre Gabriel e Wilma pela herança de Gal, questões relacionadas à parte artística da cantora também ficam emperradas. Para que algo novo seja lançado, é preciso que ambos entrem em um acordo, que ainda precisaria ser validado pela Justiça.
O áudio do último show de Gal, por exemplo, realizado no festival Coala em setembro de 2022, está pronto e mixado, mas até o momento não há previsão de lançamento.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.