Israel abre fogo contra palestinos que pediam ajuda humanitária e mata mais de 100; vídeo
O exército de Israel abriu fogo contra milhares de palestinos que estavam em busca de ajuda humanitária, perto da Cidade de Gaza. Segundo autoridades palestinas, o ataque matou 104 pessoas e feriu 280.
Os militares israelenses disseram os ferimentos ocorreram em decorrência de empurrões e atropelamentos quando caminhões de ajuda chegaram ao norte de Gaza. Uma fonte israelense afirmou que as tropas abriram fogo contra “várias pessoas” na multidão.
Leia também
Lula chama ataques de Israel de genocídio do povo palestino
O gabinete do presidente palestino Mahmoud Abbas disse que ele “condenou o terrível massacre realizado pelo Exército de ocupação israelense”.
O chefe do hospital Kamal Adwan na Cidade de Gaza, Hussam Abu Safieyah, disse que recebeu 10 corpos e dezenas de pacientes feridos do incidente a oeste da cidade.
“Não sabemos quantos estão em outros hospitais”, afirmou Safieyah à Reuters por telefone.
Chefe da ONU se diz chocado com ataque de Israel
O chefe de ajuda da ONU, Martin Griffiths, disse nesta quinta-feira que estava chocado com os relatos de mortes e feridos.
“Mesmo depois de quase cinco meses de hostilidades brutais, Gaza ainda tem a capacidade de nos chocar”, afirmou Griffiths em um post no X. “Estou chocado com os relatos de mortes e ferimentos de centenas de pessoas durante uma transferência de entrega de ajuda a oeste da Cidade de Gaza hoje.”