Irã dispara drones e mísseis contra Israel em represália a 1º de abril
O Irã disparou dezenas de drones e mísseis para atacar o território de Israel, neste sábado (13), conforme informações de militares israelenses. Explosões foram ouvidas na cidade de Jerusalém pouco antes das 20h (2h da madrugada de domingo, no horário de Israel). As sirenes de aviso soaram em diversas partes do país, conforme a mídia israelense.
Em 1º de abril, Israel bombardeou a embaixada do Irã na Síria, matando três comandantes da Guarda Revolucionária iraniana, incluindo Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da guarda. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Daniel Hagari, e a Guarda Revolucionária iraniana confirmaram que o ataque deste sábado (13) partiu do Irã.
Israel já se preparava há dias para possíveis ataques e vinha “monitorando de perto um ataque planejado” do Irã ou um dos grupos aliados, de acordo com declaração do ministro da Defesa israelense Yoav Gallant.
Teriam sido lançados mais de cem artefatos. Alguns foram derrubados pelas Forças israelenses e pelos Estados Unidos quando sobrevoavam a Síria e a Jordânia, antes de chegarem ao espaço aéreo israelense. A quantidade real ainda não foi confirmada pela IDF.
Retaliação contra ataque a consulado iraniano na Síria
Os disparos de drones e mísseis contra Israel seriam uma retaliação pelo bombardeio ocorrido no dia 1º de abril contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria. Na ocasião, um comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã foi morto.
O ministro de Defesa do Irã, Mohammad Reza Ashtiani, afirmou que eles vão atacar qualquer país que abrir seu espaço aéreo para Israel poder retribuir contra o território iraniano.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.