Adolescente perde pais, sete irmãos e outros quatro parentes em ataque de Israel

Publicado em 23 out 2023, às 12h10. Atualizado em: 7 dez 2023 às 16h55.
POST 1 DE 5

Quando o exército israelense disse aos palestinos do campo de refugiados de Beach, na Cidade de Gaza, que fugissem para o sul, pois era mais seguro, a família de Dima Al-Lamdani, de 18 anos, rezou para que eles escapassem dos implacáveis ataques aéreos.

Mas dias depois, Lamdani teve que identificar os corpos de seus parentes em um necrotério improvisado na cidade de Khan Younis, no sul. Ela disse que perdeu os pais, sete irmãos e quatro membros da família de seu tio em um ataque aéreo israelense.

“Eles nos disseram para deixar a casa e ir para Khan Younis porque é seguro… Eles nos traíram e nos bombardearam”, afirmou.

Ela contou que sua família e a de seu tio viajaram em dois carros pela Faixa de Gaza, que enfrentou o mais pesado bombardeio depois que o grupo militante palestino Hamas lançou um ataque contra Israel em 7 de outubro, matando cerca de 1.400 pessoas e fazendo mais de 200 reféns.

A família de Lamdani estava hospedada em um abrigo temporário em Khan Younis. “Às 4h30, eu estava acordada e sentada com minha tia tomando café. De repente, acordei no meio das ruínas. Todos ao meu redor estavam gritando, então eu gritei”, disse.

Lamdani, com a lateral do rosto machucada, afirmou, após procurar os membros de sua família no necrotério em 17 de outubro, que apenas seu irmão e dois primos jovens haviam sobrevivido.

“Isso é um pesadelo. Nunca será apagado da minha memória”, disse ela. “Eu tinha uma irmã de 16 anos. Eles escreveram meu nome no lençol branco em que envolveram o corpo dela, pensaram que era eu.”