Rei Charles pede medidas urgentes para risco ambiental em abertura da COP28

Publicado em 1 dez 2023, às 10h02. Atualizado às 11h27.
POST 1 DE 2

Líderes de todo o mundo estão discursando na conferência climática COP28 nesta sexta-feira (01), e espera-se que muitos falem sobre as dificuldades criadas pelos desastres climáticos que estão ocorrendo em seus países.

No discurso de abertura do dia, o rei britânico Charles disse às autoridades que os perigos das mudanças climáticas já não são um risco distante e pediu a tomada de mais medidas.

“Rezo de todo o coração para que a COP28 seja outro ponto de virada crítico para uma ação transformacional genuína”, disse ele, referindo-se à cúpula de 2015 realizada em França.

A conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) também ouviu o secretário-geral da entidade, António Guterres, que tem feito das mudanças climáticas um ponto de discussão frequente.

Ele pediu o fim da queima dos combustíveis fósseis e disse que o mundo está muito distante do cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Longe do palco principal, as delegações e os comitês técnicos começaram a trabalhar nesta sexta-feira com a tarefa gigantesca de avaliar seu progresso no cumprimento das metas climáticas globais.

A ONU publicou nesta sexta-feira seu primeiro esboço do que poderia servir de modelo para um acordo final da cúpula, que termina em 12 de dezembro.