Presidente da COP28 responde acusações sobre críticas a mudanças climáticas
O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, defendeu seu papel de anfitrião da cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (4) e insistiu que entende e respeita a ciência por trás das mudanças climáticas.
Em uma coletiva de imprensa, Al Jaber respondeu a uma reportagem de 3 de dezembro do jornal The Guardian sobre comentários que ele fez no mês passado sobre a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, que geraram críticas na COP28.
“Estou bastante surpreso com as constantes e repetidas tentativas de minar o trabalho da presidência da COP28”, disse Al Jaber nesta segunda-feira.
A reportagem do The Guardian citou Al Jaber dizendo, durante um evento online em 21 de novembro, que “não há ciência ou cenário que diga que a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis é o que vai atingir 1,5°C”.
Durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira, Al Jaber reclamou aos repórteres que “uma declaração tirada do contexto com deturpação” havia recebido “cobertura máxima”.