No Paraná, 16 pontos são considerados impróprios para banho pelo IAT; veja lista
O Boletim de Balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT) desta semana registrou 50 pontos próprios para banho e prática de atividades esportivas no Litoral do Paraná e nas praias artificiais das Costas Oeste e Norte. Dos 66 pontos monitorados pelo órgão ambiental, 10 são sempre considerados impróprios por serem foz dos rios no Litoral, ou seja, locais que drenam as áreas urbanas. Outros seis locais foram identificados como impróprios (lista abaixo).
Leia mais:
- Cachorrinha prende a cabeça em tubo metálico e é resgatada no Paraná
- Familiares lamentam assassinato de idosos que reclamaram de algazarra: “uma crueldade”
- Corporação investiga bombeiros envolvidos em suposto desvio de dinheiro de bolão no PR
Locais impróprios para banho no Paraná; veja lista:
- Porto Mendes (Marechal Cândido Rondon)
- Nas praias artificiais da Costa Oeste (Marechal Cândido Rondon)
- À esquerda da Rua Ponta Grossa e à esquerda do Morro do Cristo (Guaratuba)
- no Lago Lamenha Lins (Morretes)
- Rio Nhundiaquara (Morretes)
- Ponta da Pita (Antonina)
Este é o terceiro Boletim de Balneabilidade da temporada de verão 2022/2023. O documento, divulgado pelo IAT toda sexta-feira, alerta a população sobre os locais que podem causar problemas de saúde quando em contato com a água, pela transmissão de bactérias, vírus, como dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.
São locais onde a análise laboratorial identificou a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. “Estes locais são sinalizados com bandeiras para alertar as pessoas. A bandeira azul reflete local próprio para banho e a vermelha um local impróprio, devendo ser evitado”, disse a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT, Beatriz Ern da Silveira.
Como saber
É possível acessar os Boletins de Balneabilidade no site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP Balneabilidade Paraná, disponível para celular Android no Google Play. O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas.
A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados semanalmente. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.