No Brasil, 30% dos alimentos são descartados, parte deles por razões estéticas

Publicado em 7 out 2023, às 14h00. Atualizado em: 6 out 2023 às 18h30.
POST 5 DE 5

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são jogados fora. Parte destes desperdícios são por questões estéticas, quando a fruta, a verdura ou o legume não estão dentro dos padrões dos mercados tradicionais, mas estão perfeitamente adequados para consumo.

A ‘Mercado Diferente’, startup que compra produtos orgânicos direto com os produtores e entrega à domicílio para os assinantes em Curitiba, ressalta que é preciso conscientizar as pessoas de que estes alimentos podem ser consumidos e que o ato ajuda a combater o desperdício de alimentos no mundo.

O co-fundador do Mercado Diferente, Saulo Martin, explica que o equipe da empresa é treinada para identificar se os alimentos estão bons ou estragados. Alguns procedimentos são simples e podem ser feitos também pelo consumidor final.

“Nós temos um time que faz a seleção quando chegam os itens e nossa equipe é treinada para identificar quais itens têm diferenças estéticas, estão fora do padrão, e quais itens não estão bons para consumo. Por exemplo, normalmente quando você vê alguns furos específicos, que são furos de bichos, esses não são bons para o consumo porque já entrou algum bicho, de alguma forma já estragou o alimento. Também tem como identificar se tem algum tipo de mofo ou algum outro tipo de coisa que mostra que o alimento está claramente estragado”, cita Martin.

Além disso, outras dicas para evitar desperdícios em casa é o planejamento de quantidades na hora da compra, o armazenamento correto para cada tipo de alimento orgânico e até mesmo a busca por receitas que aproveitem todas as partes dos itens.

Quer conhecer a Mercado Diferente e contribuir no combate ao desperdício de alimentos? Clique aqui e veja como assinar o serviço!