Governo confirma novo programa de incentivo ao biogás no Paraná
Evento realizado no Rio de Janeiro recebe Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, José Eduardo Bekin e Guto Silva
O governador do Paraná, Ratinho Junior, participou nesta terça-feira (18) do Energy Summit, evento que trata dos próximos passos na transição energética global e na sustentabilidade, que acontece no Rio de Janeiro.
O evento reune representantes de cinco esferas: governo, universidade, corporações, startups e investidores de risco para garantir a efetiva capacitação, elaboração e implementação do ecossistema.
Ratinho Junior falou no Painel – Desafios e oportunidades da inovação no Paraná, ressaltando a produção de energia através do biogás no estado.
“O Brasil tem 1.500 usinas de biogás como um todo, só no Paraná nós temos 400 usinas. Então, nós somos também o maior produtor de energia através do biogás. E a ideia agora, lançando esse grande programa que nós vamos lançar dia 24, é fazer com que o Estado tenha um grande incentivo na questão tributária da geração de energia através do biogás, para incentivar ainda mais usinas a serem montadas”.
O governador do Paraná falou também que o foco do programa será o setor rural e ressaltou a produção da proteína animal no estado.
“O Paraná é um grande produtor de proteína animal, nós somos o maior produtor de proteína animal, então essa proteína animal ela gera muito dejeto, e desse dejeto é possível você gerar muita energia, que é o que está acontecendo hoje com o Estado, então é fomentar a geração de biogás através desse dejeto, em especial dejeto de suíno, da suinocultura. E automaticamente criar uma grande teia na produção de energia através do biogás, que vem lá o biometano, que daí vem outros derivados”, disse Ratinho Jr.
Governador fala sobre novo projeto de incentivo ao biogás no Paraná:
Presidente da Invest Paraná fala sobre sustentabilidade
Além de Ratinho Jr, participaram do evento representando o Estado o secretário de planejamento, Guto Silva, e o presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin.
Bekin destacou que a sustentabilidade é uma das quatro matrizes para atrair investimentos para o Paraná.
“A primeira matriz era a matriz do desenvolvimento da cidade, da região, a segunda matriz era a geração de emprego e a terceira matriz era que aumentasse a arrecadação do Estado e a geração de novas empresas. Nós colocamos uma quarta matriz, a quarta matriz é a matriz que só pode trazer desenvolvimento para dentro do Estado, desde que tenha uma matriz de sustentabilidade”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui