Desmatamento no PR: mais de 200 multas foram emitidas em apenas oito dias
Francisco Beltrão e Guarapuava estão entre os municípios com mais Autos de Infração Ambiental (AIA)
O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu 252 Autos de Infração Ambiental (AIA) entre os dias 21 e 28 de julho, em 43 municípios do Paraná.
O balanço divulgado nesta terça-feira (30) inclui a aplicação remota de multas. Ao todo, foram aplicados 16,4 milhões em punições administrativas, quase três vezes mais (178%) em relação à primeira operação a distância em abril, que resultou em R$ 5,9 milhões.
Leia mais: Secretária de Meio Ambiente de Curitiba pede exoneração do cargo
De acordo com o IAT, entre as irregularidades encontradas estão o corte de floresta nativa do bioma Mata Atlântica nos estágios inicial, médio e avançado, em Reserva Legal e em Áreas de Proteção Permanente (APP). Em algumas dessas áreas também foram identificadas atividades sem licenciamento ambiental e uso do fogo para destruição da floresta, situação que aumenta o valor da multa aplicada.
Dos 43 municípios com irregularidades em nove regionais, Francisco Beltrão e Guarapuava lideraram com 13 municípios, seguido por Pato Branco (5), Curitiba (4), Pitanga (3) e Irati, Litoral e Ponta Grossa (um por região).
A lista de cidades inclui: Bela Vista da Caroba, Cruzeiro do Iguaçu, Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Santa Izabel do Oeste, Realeza, Verê, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge D’Oeste, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Pranchita, Lapa, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Piên, Campina do Simão, Condói, Cantagalo, Prudentópolis, Espigão Alto do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Virmond, Quedas do Iguaçu, Turvo, Guarapuava, Nova Laranjeiras, Irati, Antonina, Londrina, Cambira, Clevelândia, Mariópolis, Mangueirinha, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Ponta Grossa, Laranjal, Pitanga e Nova Tebas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui