Curitiba 331 anos: como Curitiba se transformou na cidade modelo
As iniciativas sustentáveis desenvolvidas em Curitiba fizeram a capital do Paraná ser reconhecida como cidade modelo para o mundo.
Em 2023, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou cidades escolhidas para participar do projeto Generation Restoration, que busca alternativas para superar desafios políticos, técnicos e financeiros, e assim promover a sustentabilidade, principalmente nas áreas urbanas.
E para incentivar oito municípios selecionados em projeto-piloto, 11 cidades que são exemplo em projetos de sustentabilidade, foram selecionadas para impulsionar essas ações. O objetivo era restaurar o vínculo essencial entre cidades e natureza e ajudar a amenizar os problemas climáticos.
Ao lado de grandes cidades do mundo, Curitiba foi uma das 11 cidades modelo selecionadas. O anúncio foi feito em outubro do ano passado.
Isso colocou a capital do Paraná como líder na área de restauração de ecossistemas e uma das cidades que está na linha de frente para lidar com os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas e da perda de ecossistemas vitais.
Veja a lista:
Cidade do Cabo, África do Sul
Curitiba, Brasil
Toronto, Canadá
Yangzhou, China
Barranquilla, Colômbia
Glasgow, Escócia
Seattle, EUA
Iloilo, Filipinas
Paris, França
Kanazawa, Japão
Istambul, Turquia
Referência
Curitiba tem várias ações que visam a recuperação do meio ambiente urbano, redução de emissões de gases e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e isso deu à capital o título de Cidade Mais Sustentável da América Latina em 2022.
A cidade tem iniciativas como a Pirâmide Solar de Curitiba, Bairro Novo da Caximba, Amigo dos Rios, 100 mil árvores e a eletromobilidade no transporte coletivo com os futuros Inter 2 e BRT elétricos.
Essas ações, segundo a Prefeitura de Curitiba, estão alinhadas ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que traduz o empenho da cidade em consolidar uma política climática, para implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Curitiba tem um Plano de Gestão Integrada de Resíduos, sendo referência em manejo, coleta e transporte de resíduos e limpeza urbana para o Brasil e o mundo.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.