Contraste entre cores dos rios Iguaçu e Paraná chama atenção; entenda fenômeno

Densidade e temperatura das águas, além da quantidade de chuva são fatores que causam o fenômeno

por Guilherme Eduardo Morais
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 7 maio 2024, às 15h52.

O contraste entre as cores dos rios Iguaçu e Paraná chamou a atenção de internautas, moradores e turistas que passam pela região do Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado.

Contraste entre cores dos rios Iguaçu e Paraná
As águas dos rios se misturam pouco neste momento e chamam a atenção de quem passa pelo local (Foto: Marcos Labanca/Marco das 3 Fronteiras)

O fenômeno se chama confluência de águas e é causado por características como densidade e temperatura da água. “Na bacia do rio Iguaçu, acontece uma chuva de maior intensidade e ela carrega consigo sedimentos do solo para dentro do rio. Então, quando essas águas encontram o rio Paraná, que está com uma vazão menor que o normal, ocorre o represamento e uma dificuldade maior para se misturarem”, explicou a bióloga Simone Frederigi Benassi.

Apesar disso, o contraste entre as cores dos rios Iguaçu e Paraná não é novidade. No entanto, existem fatores que facilitam o aparecimento, que são grande quantidade de chuva de um dos lados e movimentação de terra no fundo. A confluência também se verifica nos rios Negro e Solimões, no Amazonas.

rios no marco das três fronteiras
Este fenômeno se chama confluência de águas e também acontece no estado do Amazonas (Foto: Marcos Labanca/Marco das 3 Fronteiras)

“Quando essas chuvas caem em solos sem ações conservacionistas, elas carregam mais sedimentos. Por isso, fica o alerta para fazermos um manejo mais adequado das bacias hidrográficas e da conservação do solo”, completou a bióloga.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!