Cidades brasileiras podem ser tomadas pelo mar; veja a lista
Alguns municípios já estão tomando medidas de adaptação por causa das mundaças climáticas
Sete cidades brasileiras têm o risco de serem inundadas pelo aumento do nível do mar decorrente da emergência climática. Fortaleza, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Luís, Santos e Porto Alegre estão na lista que integra 100 cidades mapeadas em todo o mundo organização não governamental Climate Central.
A Climate Central utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Segundo o levantamento, 39 países têm cidades com risco pela elevação do nível do mar. Ao todo, 100 municípios podem ser afetados.
De acordo com as informações do Metrópoles, o nível do mar já subiu 9 centímetros (cm) nos últimos 30 anos, e pode chegar até 80 cm em 2100. Com isso, a população que pode ser atingida pela consequência da emergência climática pode chegar a 800 milhões no mundo todo.
Leia mais:
- Atleta de 18 anos morre após desmaiar no mar: “Era um kitesurfista incrível”
- Pai tenta salvar filha de afogamento e morre afogado no litoral do Paraná
Apesar disso, a elevação do nível do mar citada não é uniforme. De acordo com a Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a elevação do nível do mar no Estado de São Paulo é de 20 centímetros nos últimos 73 anos. E, conforme as emissões, a elevação pode chegar a 36 cm até 2050.
Algumas cidades do Brasil já estão tomando medidas para conviver com as mudanças climáticas. O Rio de Janeiro, por exemplo, fez parceria com a Nasa para o monitoramento do nível do mar. Já em Recife, algumas áreas de risco estão sendo desocupadas, e em Fortaleza, deve ser construído um lago subterrâneo para conter o avanço da água.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.