Cada brasileiro desperdiça cerca de 60 kg de alimentos por ano, aponta Embrapa

Publicado em 6 out 2023, às 10h59. Atualizado às 11h05.
POST 2 DE 5

Cada brasileiro desperdiça por ano, em média, 60 quilos de alimentos bons para o consumo, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Muitos destes alimentos são jogados fora por questões estéticas, mas são perfeitamente bons para o consumo, segundo explica um dos co-fundadores da startup ‘Mercado Diferente’, Saulo Martin. A empresa começou a operar em Curitiba em outubro e entrega alimentos orgânicos à domicílio.

“Este é um ponto que eu acho que as pessoas não entendem é que estes alimentos que seriam descartados, não são descartados porque eles são ruins ou porque eles têm qualidade inferior, eles têm exatamente a mesma qualidade. Até tem um estudo que mostra que alimentos que passaram por estresse em sua formação retém melhor os nutrientes, então dá para se dizer que eles são até mais nutritivos. Mas eles são feios, são fora do padrão, aí as pessoas têm um certo preconceito”, afirma Martin.

A Mercado Diferente compra os produtos que seriam descartados pelos produtores rurais e comercializa os alimentos orgânicos com valor 40% mais baixo do que os encontrados nos mercados tradicionais.

“Quando a gente fala da Mercado Diferente, a gente tá falando de combater o desperdício direto na fonte. Então o produtor rural não precisa jogar fora, porque a gente compra todos os itens dele, os dentro e os fora do padrão. E os fora do padrão, que seriam descartados, chegam na mesa das pessoas para consumo deliciosos, maravilhosos. O produtor rural faturou mais, ele teve 20% acima de produtividade, então é bom para todo mundo. É bom para o produtor, é bom para a pessoa, é mais econômico, é saudável e é bom para o planeta”, conta Martin.

Quer conhecer a Mercado Diferente e contribuir no combate ao desperdício de alimentos? Clique aqui e veja como assinar o serviço!