Brasil registra mais de 5 mil focos de incêndio nas últimas 24h
Nos primeiros dias de setembro, os focos distribuídos pelo país superam o dobro do que foi observado em 2023
O Brasil registrou 5.132 focos de incêndio nas últimas 24 horas e concentra 75.9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O aumento do número de focos ocorreu no bioma Cerrado, que ultrapassou a Amazônia e registrou 2.287 focos entre segunda-feira (9) e terça-feira (10).
Nos primeiros dias de setembro, os focos distribuídos pelo país superam o dobro do que foi observado em 2023. Em apenas dez dias são 37.492 focos registrados, enquanto que no mesmo período do ano anterior haviam sido 15.613.
Leia mais: Paraná atinge pico mais crítico de queimadas florestais; estado está em alerta
Para a diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) o avanço dos incêndios em grande parte do país preocupa principalmente pela antecipação do período crítico.
“A gente está numa situação muito difícil, até porque não sabe como serão os próximos meses. Não queremos que seja como foi o fim do ano passado, quando em outubro a situação piorou na Amazônia, principalmente em novembro e dezembro, e a chuva só começou em janeiro. Então, fico muito preocupada com será depois de setembro”, comenta.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui