Promotores disputam cargo de procurador-geral Justiça do MPPR com Gilberto Giacoia
O promotor de Justiça Fuad Chafic Abi Faraj e o promotor de Justiça Francisco Zanicotti disputam o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná com o procurador Gilberto Giacoia.
O prazo para inscrições ao cargo terminou às 18 h de sexta-feira (25) e a votação entre os membros do MP será feita no próximo dia 15. Mauro Sérgio Rocha é o procurador-geral de Justiça em exercício.
O chefe do MPPR é responsável pela gestão da política institucional da instituição, por encaminhar ao Poder Legislativo projetos de lei de iniciativa do Ministério Público e também por apresentar ações contra autoridades que têm foro privilegiado, por exemplo. A função é ocupada por um período de dois anos, com possibilidade de recondução. O PGJ é escolhido a partir de uma eleição realizada entre os membros do MPPR, que definem três indicados. A lista tríplice é apresentada ao governador do Estado, que faz a nomeação.
Em abril de 2020, Giacoia tomou posse do cargo para a gestão 2020-2022. Antes dele, quem comandou o MP paranaense foi o procurador de Justiça Ivonei Sfoggia.