Procon notifica URBS por aumento nas passagens e problemas no cartão transporte
O Procon-PR abriu um procedimento administrativo para apurar a falta de informação em relação ao aumento no valor das passagens sem aviso prévio e a demora no carregamento de créditos do transporte coletivo urbano pela URBS.
Leia mais:
- Deputado aciona Procon-PR contra o aumento da passagem de ônibus em Curitiba
- Veja os valores nos postos de Curitiba após o aumento do preço da gasolina
Os usuários do transporte público foram pegos de surpresa no último dia de fevereiro com o anúncio da mudança no valor da tarifa, de R$ 5,50 para R$ 6,00, somente um dia antes do início da vigência do novo preço da passagem, o que retirou a possibilidade de planejamento orçamentário dos usuários.
Além disso, consumidores relataram problemas ao não conseguirem usar o cartão transporte mesmo após o carregamento. Ao tentar usar o cartão no ônibus, eles se deparam com a informação de “saldo insuficiente”.
Os usuários que utilizam cartão de crédito e débito também têm enfrentado problemas, já que embora sejam debitados valores em suas contas, a catraca não libera a passagem em razão de “falta de saldo”, segundo relatos.
De acordo com Claudia Silvano, chefe do Procon-PR, os processos administrativos podem resultar na aplicação de multa que varia entre 800 e 12 milhões de reais.