Prefeitura de Matinhos diz que fará fiscalização contra festas de Carnaval

Publicado em 16 fev 2022, às 22h08.

O município de Matinhos, no litoral do Paraná, deverá acatar a recomendação do Ministério Público do Paraná (MPPR), de intensificar a fiscalização para evitar que ocorra qualquer festividade de Carnaval na cidade, seja em ambientes públicos ou privados. A decisão de Matinhos e de outros municípios do litoral vem depois da escalada de casos de Covid-19, por causa da variante ômicron.

A recomendação do MPPR veio na terça-feira (15), afirmando que, apesar da cidade ter cancelado as festas tradicionais de Carnaval em 2022, Matinhos informou que não houve a expedição de ato administrativo formal sobre o tema. Em vez disso, a prefeitura informou à Promotoria de Justiça sobre a realização, em 26 de janeiro deste ano, de reunião com o objetivo de “ouvir os representantes do povo sobre as ações a serem adotadas em relação às festividades do Carnaval no ano de 2022, para que as decisões sejam tomadas de forma democrática e participativa”.

A informação, segundo o MP, sugere que a opinião dada pelos participantes durante a reunião não levou em conta critérios científicos.

A prefeitura respondeu ao questionamento do MPPR. Em nota, disse que “o município não vê oposição ao conteúdo da recomendação do MP e irá acatá-la. A medida adotada é coerente com o posicionamento fixado pela administração Municipal em reunião realizada no dia 26 de janeiro para decidir a postura da gestão a respeito do tema.”