Prefeitura de cidade paranaense é denunciada por discriminação racial com crianças
O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou a Prefeitura de Piraí do Sul, nos Campos Gerais do Paraná, por discriminação racial. O proceso é devido ao desfile cívico em setembro de 2022, onde crianças negras apareceram como representantes de escravos.
Leia mais:
- Conheça sobre as principais promessas de Ratinho Jr. para o Paraná de 2023 a 2026
- Homem esfaqueia mulher e tira a própria vida na CIC
A promotoria entendeu que foram usados critérios racistas na escolha dos alunos. “A conduta dos organizadores da apresentação de distinguir alunos ainda crianças em razão da raça violou, a um só tempo, dois sistemas de normas, todos eles considerados fundamentais no arcabouço principiológico consagrado na Constituição Federal”, diz o MPPR.
O Ministério Público quer que o município apresente um projeto de promoção da igualdade racial nas escolas com ações que incluam toda comunidade escolar.
Relembre a história
O caso teria acontecido durante o desfile cívico em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, realizado no município no dia 18 de setembro de 2022.
No desfile, as crianças brancas aparecem em cima de uma embarcação, representando as caravelas e Pedro Álvares Cabral no momento do descobrimento do Brasil, com uma bandeira com a cruz vermelha da Cruz da Ordem de Cristo, de Portugal, e uma luneta. Logo atrás, crianças negras aparecem vestindo roupas amarradas e com corretes nas mãos e nos pés.