Justiça determina prazo para Governo solucionar falta de leitos em UPAs de Cascavel
A situação começou quando familiares de pacientes reclamaram que estão esperando, por dias, a transferência para leitos hospitalares
O Tribunal de Justiça do Paraná determinou que o Governo do Paraná tem 120 dias para apresentar uma solução para a falta de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cascavel, no Oeste do Paraná. A decisão foi tomada após um recurso do Ministério Público do Paraná (MPPR), que havia acionado a Justiça para garantir a internação e tratamento dos pacientes que aguardam transferência nas UPAs da cidade.
Segundo o Ministério Público, o caso começou quando a Promotoria de Justiça de Cascavel recebeu reclamações de familiares de pacientes que estão esperando, por dias, a transferência para leitos hospitalares. Esses pacientes precisam de cuidados que não estão disponíveis nas UPAs, como tratamento em leitos especializados e acompanhamento por especialistas.
Leia também:
- UPAs lotadas: Sistema de saúde de Curitiba tem mais uma noite caótica
- Paraná registra aumento de 336,84% em casos de coqueluche nos últimos cinco anos
Tempo de espera por falta de leitos
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, a espera por leitos clínicos pode variar entre quatro e seis dias, enquanto que para leitos de pediatria, a espera é de três a cinco dias. A decisão do Tribunal busca garantir que o Estado tome as medidas necessárias para resolver essa situação dentro do prazo estabelecido.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.