Ministério Público pede transferência de pacientes internados em Cascavel
O Ministério Público em Cascavel ajuizou uma ação para que o estado providencie a transferência de pacientes das UPA’s para leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no município do Oeste.
A medida judicial foi proposta pelo órgão ministerial na última terça-feira (23), e cobra do Governo do Paraná providências para que seja garantida uma internação hospitalar adequada.
No pedido, o MP solicita a transferência de pacientes das unidades de pronto atendimento de Cascavel para leitos do SUS. Além disso, na ação, o órgão requer que seja fixado o prazo de 48 horas para a transferência, a partir da inserção do nome do paciente na Central de Regulação Estadual de Leitos.
Segundo o órgão, a judicialização da questão foi feita por conta do crescente número de reclamações recebidas pela Promotoria de Justiça, de familiares de pacientes que estão aguardando transferência das UPA’s.
Segundo um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, a média de espera de pacientes para leitos clínicos varia de quatro a seis dias. Já os leitos de pediatria, de três a cinco dias. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a ação proposta pelo Ministério Público. o pedido do órgão será analisado pela Vara da Fazenda Pública de Cascavel.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui