Mendonça assume cargo no STF e diz que terá compromisso com a democracia
André Mendonça assumiu o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (16). Ao assumir o cargo na Corte durante uma cerimônia realizada em Brasília, Mendonça disse que terá compromisso com a democracia e com os valores da Constituição. Logo na primeira entrevista após a posse, Mendonça disse que espera contribuir com a Justiça brasileira e com a consolidação da democracia.
“O primeiro compromisso que eu queria dizer a todos, reiterar, na verdade, com a democracia, com os valores da nossa Constituição e, em especial, com a Justiça, enquanto valor e ideal que nós todos buscamos. Espero poder contribuir com a Justiça brasileira, com o Supremo Tribunal Federal e ser, ao longo desses anos, um servidor e um ministro que ajude a consolidar a democracia e esses valores e garantias e direitos que já estão estabelecidos e que vierem a ser estabelecidos no texto da nossa Constituição”,
afirmou o novo ministro.
Mendonça também reconheceu a importância da imprensa no processo democrático e disse que vai aproveitar o recesso de fim de ano na Corte para se preparar para os julgamentos que serão realizados no ano que vem: “Ao mesmo tempo, meu reconhecimento da importância da imprensa nesse processo. Vocês [jornalistas] são fundamentais para construção do nosso país e para construção da nossa democracia. Contem também sempre com meu respeito e minha defesa irrestrita da liberdade e das prerrogativas do livre exercício dos jornalistas e da imprensa”, disse.
O trabalho do ministro nas sessões da Corte começará efetivamente em fevereiro, quando o Supremo retornará do recesso, que terá início neste sábado (18). Além do plenário, ele atuará na Segunda Turma.
Sobre o ministro
André Mendonça tem 46 anos e é natural de Santos, litoral paulista. Atuou como advogado da União, admitido por meio de concurso público. É formado pela Faculdade de Direito de Bauru e tem os títulos de doutor em Direito e Governança Global e de mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha.