Golpes na Internet - Fique Atento

Justiça

por Marcelo Campelo
Publicado em 4 mar 2021, às 09h00. Atualizado em: 3 mar 2021 às 14h56.

Nós brasileiros estamos em primeiro lugar em mais uma estatística. Neste caso não é um primeiro lugar a se comemorar. Segundo empresas de proteção de dados, os brasileiro são os que mais caem no golpe digital chamado phishing. 

O que seria isso? Trata-se de uma forma de colher dados, enganar o consumidor através de ofertas falsas por meio de ofertas tentadoras através de emalis falsos que remetem a sites também falsos, criados unicamente para enganar. Simples assim, somos enganados e acabamos fornecendo nossos dados e realizamos pagamentos. Geralmente são ofertas de produtos eletrônicos que todos desejam, por um preço atraente, por meio de um site falso de uma loja virtual famosa. O consumidor clica, insere seus dados, paga por meio de cartão de crédito ou até mesmo boleto e depois percebe que foi enganado quando não recebe o produto. 

A empresa de tecnologia atribui a falta de uma educação digital para não cair nos golpes. As pessoas precisariam compreender os sinais de fraude, como erros na página, por exemplo, locais que deveriam permitir clique e não o autorizam, erros de português e o domínio, o famoso “www” que, quando se tratam de fraudes, não são remetido ao site da loja supostamente vendedora do produto.

Os especialistas dão as seguintes dicas:

  • Antes de clicar em um link, veja se o endereço do site para o qual será direcionado é verdadeiro. Se a mensagem chegar por e-mail, confira se o remetente é legítimo;
  • Não clique em links suspeitos vindos em e-mails, SMS, WhatsApp ou redes sociais sem ter certeza de que são verdadeiros – mesmo se tiver recebido de um amigo ou familiar;
  • Procure pela promoção ou alerta no site oficial da empresa ou órgão, ao invés de clicar em links recebidos;
  • Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira dados pessoais;
  • Tem um bom antivírus instalado em todos os seus dispositivos.

Na hipótese de já ter sido enganado, o consumidor deve procurar a Delegacia de crimes virtuais para apuração da autoria do crime para tentar recuperar o seu dinheiro. 

A principal dica é sempre desconfie de ofertas muito chamativas e todo a grande loja virtual possui contato por um telefone, vale a conferência antes de qualquer compra.