DPE-PR inaugura posto de atendimento na CMC para todo Paraná

Com atendimento em todo estado do Paraná, o novo posto de atendimento da DPE-PR ajudará em casos de resolução extrajudicial

por Mariana Gomes
Com supervisão de Jorge de Sousa
Publicado em 30 out 2024, às 20h38. Atualizado às 20h39.

Nesta quarta-feira (30), foi inaugurado um novo posto avançado da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), com atendimento em todo estado. O espaço fica localizado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na capital paranaense.

DPE-PR inaugura posto de atendimento na CMC para todo Paraná
Entre as principais demandas que poderão ser atendidas, estão divórcio, pensão alimentícia, direito do consumidor, medicamento, cirurgia e vaga em creche (Foto: Daniel Caron/DPE-PR)

A princípio, todos os paranaenses poderão acessar os serviços do posto de atendimento de forma presencial ou remota. Os atendimento acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem agendamento prévio necessário. Para ser atendido, é preciso apenas apresentar RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

Conheça demandas atendidas para o novo posto de atendimento do Paraná

O posto avançado da DPE-PR vai atender resolução extrajudicial de todas as demandas atendidas pela Defensoria. Essas áreas incluem Família e Sucessões, Cível e Fazenda Pública, Execução Penal, Registros Públicos, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Infância e Juventude Infracional, Infância e Juventude Cível.

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De acordo com o defensor público e coordenador do posto, Rafael de Matos Souto, a inauguração do posto de atendimento marca uma aproximação ainda maior da instituição com a população do Paraná. “Essa novidade vem reforçar o compromisso da Defensoria Pública em ampliar cada vez mais o acesso aos serviços de assistência jurídica prestados pela instituição e, portanto, o acesso à justiça à população do Estado”, afirmou.

Além disso, a Câmara já foi cenário para atendimentos da Defensoria em outras ocasiões. Desde 2022, cinco mutirões de atendimento foram realizados no local, com mais de 1,1 mil atendimentos. 

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