Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral começa nesta quarta (1°), em Curitiba
Começou nesta quarta-feira (1°) a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), realizada em Curitiba, no auditório da Universidade Positivo. O evento termina na sexta-feira (3) e deve receber mais de mil participantes durante os três dias.
O Congresso conta com debates sobre política, democracia e o papel dos eleitores, políticos e dos três poderes. Entre os convidados estão quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): os ministros Alexandre de Moraes e o atual presidente do STF, Luiz Edson Fachin, que vão estar presentes na sexta. Já o ministro Luís Roberto Barroso e a ministra Cármen Lúcia vão participar do evento virtualmente.
- Leia também: Ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin, presidente do TSE, estarão em Curitiba na sexta (3)
Mediada pela juíza Flávia da Costa Viana, a conferência de abertura teve a participação do especialista em direito eleitoral e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Torquato Jardim, que debateu sobre o processo eleitoral e a necessidade de se pensar política com a razão.
O congresso é promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) em formato híbrido. O evento será presidido pela advogada Ana Carolina de Camargo Clève. Nesta edição, a coordenação geral do evento é do advogado Paulo Golambiuk. A coordenação científica está a cargo do advogado Marcelo Weick, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).