18 pessoas investigadas na Operação Balestilha são denunciadas pelo MPPR
18 pessoas investigadas na Operação Balestilha foram denunciadas pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Curitiba do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A denúncia classifica dois dos denunciados por participação efetiva em facção criminosa, sendo um dos integrantes está em um presídio federal.
São treze homens e 5 mulheres que são investigados por associação ao tráfico de drogas realizado em núcleos espalhados em cidades do Paraná.
O grupo atuava em Toledo, Cascavel, Campo Largo e Curitiba. Em Campo Largo, em uma residência, havia estrutura de um pequeno laboratório.
Um dos denunciados por tráfico, pela posse de cocaína, era réu primário e tinha autorização de registro de armas como colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC), inclusive com autorização de posse de uma submetralhadora, arma que, entretanto, não foi encontrada.
Ao todo, foram denunciados dez crimes, incluindo o tráfico de drogas, posse de instrumentos para tráfico (como balança e prensa hidráulica) e falsificação de documento. A denúncia foi recebida e tramita na 3ª Vara Criminal de Curitiba.
Sobre a investigação
Conforme apurado, os investigados atuam no transporte de drogas a partir de Toledo e Cascavel, no Oeste do Estado, tendo como destino a capital, onde as diferentes células se ocupariam da distribuição e venda das drogas, especialmente no Bairro Alto e na Cidade Industrial de Curitiba.
As mulheres denunciadas são esposas e familiares de investigados, também envolvidas no empreendimento criminoso.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos no dia 1° de julho, deste ano.