Trecho do Trevo Cataratas deve ser liberado para tráfego no domingo (21) em Cascavel
A ampliação do Trevo Cataratas, no quilômetro 584 da BR-277, em Cascavel, no Oeste do Paraná, deve ser liberada para tráfego no próximo domingo (21). O trecho interliga duas rodovias federais (BR-369 e BR-277), uma estadual (PR-467) e a Avenida Brasil, principal acesso à cidade de Cascavel. De acordo com a concessionária Ecocataratas, a liberação deve ocorrer dois meses antes do prazo previsto, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
- Leia também: Confira o percurso da Corrida e Caminhada dos Amigos do HC, no Parque Náutico de Curitiba
Antes do início das obras, em outubro de 2020, os mais de 45 mil veículos que usavam o trecho enfrentavam tráfego intenso. O escoamento de produção agrícola também era afetado, o que tornava o problema um dos principais gargalos logísticos do Paraná. Ao todo, foram construídos nove quilômetros de pistas que incluem alças, ramos, vias e dois viadutos.
Segundo Rui Klein, diretor de concessões estaduais da EcoRodovias, houveram algumas dificuldades durante a construção das pistas.
“O desafio maior foi fazer uma obra deste porte com o menor impacto possível ao fluxo, considerando a importância logística do trevo. Então tivemos que construir uma nova via de quatro quilômetros para absorver esse alto volume de tráfego durante as obras. Agora, com as novas pistas e viadutos, o Trevo Cataratas passa a atender a demanda de tráfego atual e certamente vai acompanhar o desenvolvimento da região”,
diz o diretor.
Com o término das obras, os quatro quilômetros de vias marginais devem permanecer operando. As equipes da concessionária continuarão trabalhando no trecho para conclusão de serviços complementares, como drenagem, instalação dos postes de iluminação, barreiras de concreto e instalação de telas antiofuscantes no canteiro central da rodovia.