Reunião com Governo Federal debate duplicação de rodovia entre Paranavaí e Nova Londrina
Representantes da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) estiveram essa semana em Brasília junto com o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e deputados federais que representam a região noroeste para reivindicar a duplicação de um trecho da BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina. Esta é uma reivindicação antiga de lideranças locais.
A rodovia havia ficado de fora do último contrato de duplicações já que segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), o fluxo diário de veículos no local não justificaria a obra, o que é contestado pelos representantes da Socipar. Um levantamento feito pelo DNIT em 2017 estipulou que, em média, 13,4 mil veículos passam pelo trecho todos os dias.
Em fevereiro deste ano, a Socipar contratou uma empresa de Campinas para fazer a recontagem de tráfego e confrontar os números. De acordo com o estudo, o número de veículos transitando no local ultrapassa os 20 mil. O ministro deve solicitar uma nova recontagem de tráfego no trecho junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Socipar destaca ainda que, além de veículos de passeio, o local também é rota para caminhões que fazem o escoamento de mercadorias entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.