Primeiros ônibus elétricos de Curitiba são entregues nesta quinta (27)
Ao todo são seis veículos equipados com ar-condicionado que irão operar nas linhas Interbairros I (sentido horário e anti-horário)
Os seis primeiros ônibus elétricos de Curitiba serão entregues pelo prefeito Rafael Greca nesta quinta-feira (27). A entrega marca o início efetivo do programa de eletrificação do transporte coletivo, um dos pilares para tornar a capital paranaense ainda mais sustentável e neutra em emissões.
São seis ônibus da marca BYD que vão atender as linhas Interbairros I (horário e anti-horário), que passam por 14 bairros e transportam 2,5 mil pessoas por dia. As linhas passam a funcionar com frota 100% elétrica, com a total substituição dos ônibus a diesel pelos movidos a eletricidade. Também será entregue um ônibus da marca Volvo.
Ônibus elétrico em Curitiba
Os ônibus da BYD têm 13,2, metros de comprimento e são equipados com ar-condicionado. Os veículos, todos encarroçados pela Caio, possuem desempenho autonomia para 250km, o que garante uma operação eficiente durante o dia.
Os ônibus elétricos representam um grande aliado para a redução de gases causadores do efeito estufa. As baterias da BYD são de ferro-lítio-fosfato e tem garantia total de 8 anos. Após a utilização nos veículos elas também podem ser usadas em sistemas de armazenamento de energia por mais 10 anos. A recarga total é feita em aproximadamente 2 horas.
Leia também:
- Agentes cumprem reintegração de posse em casa ocupada por movimento em Curitiba
- Família aciona polícia para jovem agressivo e ocorrência termina com morte
- Acidente entre ônibus e carro deixa 22 pessoas feridas na PR-151 em Castro
Os ônibus da BYD foram aprovados em Curitiba em testes sobre desempenho operacional, trafegabilidade, autonomia de bateria, acessibilidade, conforto, entre outros itens. O ônibus testado foi o articulado modelo D11B, que se mostrou econômico com consumo médio satisfatório e dentro dos parâmetros estabelecidos pela gerenciadora.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui