Ônibus escolares estragam e alunos ficam sem aula em Guaraqueçaba; prefeitura culpa condições da PR-405
Quatro ônibus escolares tiveram problemas mecânicos na manhã desta quinta-feira (17), em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná. Segundo a prefeitura, os danos foram provocados devido às más condições da PR-405.
Conforme o executivo municipal, os veículos estragaram no percurso entre as escolas e a casa dos alunos, fazendo com que muitas crianças ficassem sem aula.
Os ônibus atendem estudantes da rede estadual e municipal das comunidades rurais de Morato, Ipanema, Serra Negra, Batuva e outras regiões. A prefeitura alega que realizou revisão de todos os veículos e que alguns deles são novos, que foram colocados para rodar a menos de um mês.
Ainda de acordo com o município, os ônibus apresentavam problemas nos pneus e rodados, devido aos buracos intercalados com as pedras na pista. Outro veículo chegou a encalhar em um lamaçal.
O Departamento de Transporte Escolar relata que todos os veículos já estão sendo encaminhados para a manutenção com pedido de urgência para que as crianças não fiquem sem transporte escolar e percam aulas.
Transporte intermunicipal
Este não é o único problema que a PR-405 traz a quem precisa utilizá-la. A Viação Graciosa, que faz o tranporte intermunicipal de Guaraqueçaba com outros municípios litorâneos, desistiu de prestar o serviço. Esta é a única linha intermunicipal que os moraores têm para sair e entrar na cidade.
O Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) já abriu convocação para empresas interessadas em realizar o serviço de forma temporária e emergencial, até que nova licitação para o serviço possa ser aberta. Apesar da desistência, a Viação Graciosa vai continuar operando o serviço até a nova empresa assumir. A linha só funciona só cinco dias na semana e faz quatro viagens por dia (duas de ida e duas de volta).
O que diz o DER
O DER-PR informou que já iniciou os trâmites para realizar a pavimentação da PR-405 e que está neste momento viabilizando o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), um pré-requisito antes de licitar a elaboração do projeto executivo de engenharia da obra.
Enquanto a pavimentação não ocorre, o DER afirma que “a rodovia recebe pontualmente serviços de reconformação do revestimento primário da via, para melhorar as condições de trafegabilidade para condutores e passageiros, realizados por sua superintendência regional Leste”, informou o ógão em nota oficial.