Obras no Bosque do Alemão iniciam nesta segunda (10) e 'Bruxas' percorrerão outros lugares

por Guilherme Becker
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 8 out 2022, às 17h17.

Mais um espaço amado e bastante visitado pelos turistas e curitibanos vai ficar mais acessível para o público. Começam na próxima segunda-feira (10) as obras de acessibilidade do Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, onde ficam atrações como a Casa Encantada. 

Em função dos trabalhos, haverá interdição de alguns espaços. A torre dos filósofos ficará interditada desde o acesso junto à casa da bruxa até o término da escada. A partir do Oratório de Bach ainda será possível o acesso à passarela, mas não às escadas.

Foto: Hully Paiva/SMCS

Inicialmente, as equipes devem trabalhar nas rampas de acesso à Casa Encantada, que tem alteração de funcionamento (veja abaixo). O local, que abriga as bruxas contadoras de histórias, também deve ter os banheiros adaptados. 

“A ideia é terminar o mais rápido possível para que os curitibinhas possam voltar a participar das atividades por lá. Estimamos cerca de quatro meses”, conta o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine.

Passarelas, melhorias nos acessos e caminhos internos em toda a área do Bosque, novos corrimões e indicativos em braile também estão previstos entre as intervenções. 

Remanejamento

Com o início das obras no Bosque Alemão, as bruxas contadoras de histórias estarão em outros eventos da Educação, como o Comunidade Escola e a programação do mês da criança da Prefeitura de Curitiba.

“As bruxas vão continuar contando histórias, mas de maneira itinerante nos faróis e ações da Educação”, explica Andréa Barletta, da Coordenadoria de Projetos da SME. Os detalhes da programação das bruxas serão divulgados em breve nos canais oficiais da Prefeitura. Recentemente, a Casa Encantada também passou por reformas.

(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

As bruxas do Bosque Alemão também continuam a contação de histórias na TV Escola Curitiba. 

A Casa Encantada

Inaugurada em março de 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, a Casa Entantada é uma biblioteca e espaço para contação de histórias. Permaneceu fechada para o público desde o ano passado, por causa da pandemia.

A biblioteca da Casa Encantada é uma das 195 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, com um acervo de 2,4 mil livros destinados ao público infantil.

Todas as 19 bruxas são professoras da rede municipal de ensino de Curitiba e se dedicam a levar cultura e conhecimento por meio da literatura.

Conheça as bruxas do Bosque