DER recomenda que veranistas não usem ferryboat para chegar em Guaratuba
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) recomendou que os veranistas busquem uma rota alternativa para visitar Guaratuba, por conta da situação do ferryboat no município. A sugestão é utilizar a BR-376 até o município de Garuva (SC), e de lá seguir pela PR-412 para chegar ao litoral paranaense.
O serviço de travessia pelo ferryboat é operado pela empresa Internacional Marítima desde o começo de fevereiro, por meio de uma contratação emergencial. A medida foi necessária após o registro de diversos problemas com as embarcações e estrutura da travessia. Em uma das situações, um dos atracadouros afundou na baía.
O DER/PR afirma que já observou melhorias no serviço atual, que é feito com três embarcações do tipo ferryboat e um conjunto de balsa e rebocador, em dois atracadouros. Com isso, segundo o órgão, a formação de filas tende a se manter por conta do aumento de visitantes no Litoral durante o feriado.
Atualizações pelas redes sociais
Por meio de uma conta no Twitter reativada neste sábado (26), o DER/PR atualiza ao longo do dia as informações sobre o tempo de espera da travessia. As informações também estão disponíveis no portal do DER-PR. O serviço será mantido durante todo o carnaval.
Restrição
O DER/PR determinou a restrição do tráfego de veículos pesados na travessia de ferryboat da Baía de Guaratuba neste feriado. A decisão se deve à expectativa do aumento de volume de tráfego no período de Carnaval, bem como recomendações da Capitania dos Portos do Paraná e da atual operadora da travessia.
Até às 14h de quarta-feira (02), será permitida apenas a travessia de veículos leves (motos, automóveis e pick-ups), veículos de emergência, veículos oficiais e ônibus de transporte coletivo intermunicipal e interestadual (todas as linhas regulares).