DER/PR divulga vencedora da licitação para nova ponte Paraná-Mato Grosso do Sul
Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou nesta segunda-feira (13) a empresa vencedora da licitação para elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), para construção da ponte que fará a ligação entre Paraná e Mato Grosso do Sul. A Prosul ficará responsável pela estudo da obra no Rio Paraná, entre o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, na região Noroeste, com o município sul-mato-grossense de Taquarussu.
Leia também:
A empresa foi declarada vencedora por ter sua documentação e proposta aprovada pela comissão de julgamento do DER/PR, atendendo todos os critérios do edital. A empresa foi a segunda classificada no pregão eletrônico, tendo sido convocada após a primeira arrematante ter sido inabilitada por não ter cumprido as exigências quanto aos documentos de comprovação de qualificação técnica.
A licitação ocorreu pela modalidade de Pregão Eletrônico, no qual as participantes disputam entre si através de lances cada vez menores, utilizando o ambiente de disputas do Banco do Brasil, o portal licitações-e.
Os estudos, no valor de R$ 2.992.382,95, serão custeados pela Itaipu Binacional, após convênio firmado entre a hidrelétrica com os governos do Paraná e Mato Grosso do Sul, no ano passado. O objetivo é apontar vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas para verificar de fato a viabilidade da obra.
O prazo para conclusão do EVTEA será de 18 meses, a contar após a emissão da ordem de serviço.