Curitiba, um celeiro de inovação do Brasil

Comunicação & Futuro

por Leonardo Petrelli
Publicado em 31 mar 2022, às 10h28.

Curitiba se tornou um verdadeiro celeiro de inovação do Brasil. Grandes startups têm surgido na capital paranaense e hoje já se destacam entre grandes unicórnios – empresas que alcançam US$ 1 bilhão de valor de mercado – do mundo. EBanx, MadeiraMadeira, Contabilizei, Olist são apenas alguns exemplos das potenciais empresas que surgem nesta cidade.

Nos dias 24 e 25 de março, a cidade recebeu a Smart City Expo Curitiba 2022. A edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo que permite os visitantes acompanharem as principais tendências na área de mobilidade, planejamento urbano, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.

O evento ocorreu no Expo Barigui e contou com uma feira de soluções inteligentes onde estava o Smart Plaza Vale do Pinhão. Neste espaço, os visitantes puderam acompanhar as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação de Curitiba, com 30 startups que estão criando tecnologias para a chamada “revolução cotidiana”, ou seja, aquela que impacta para melhor a vida das pessoas.

O tema é essencial, especialmente para tratar dos desafios das cidades no pós-pandemia. E, neste sentido, os representantes do Vale do Pinhão demonstram o trabalho feito para o desenvolvimento sustentável na capital, com estímulo à renda e emprego local, assim como a melhoria dos serviços públicos, com inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo.

O município, que é referência nacional e internacional em inovações e ações de cidades inteligentes, sediou este e outros eventos em comemoração ao aniversário de 329 anos, que foi celebrado em 29 de março.

Hubs de inovação, ecossistema favorável à criação de novas empresas digitais e escaláveis, com aceleradoras, investidores-anjo, incubadoras, qualificação de mão-de-obra. É um cenário propício para o desenvolvimento desta área. E isso reforça a tendência do Estado. O Mapeamento das Startups Paranaenses 2022, feito pelo Sebrae Paraná, revelou um crescimento de 36,4% no número de startups desde o último estudo, feito em 2021. Com isso, o Estado segue com 1.956 startups em atividade em 108 municípios.

O GRUPO RIC é incentivador deste novo momento. Mais do que falar do seu potencial urbano, Curitiba tem um belo potencial inovador. Isso tudo converge com a missão do nosso grupo, sempre levando o que há de mais moderno em comunicação, interação e experiências ao nosso público, além, é claro, de proporcionar visibilidade às boas soluções.