CGE verifica serviço de travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral

por Redação RIC.com.br
com informações da Agência Estadual de Notícias
Publicado em 18 dez 2021, às 18h18. Atualizado às 18h20.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) verificou o tempo e condições da travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral, na sexta-feira (17) e sábado (18) pela manhã, períodos considerados de maior movimento no fim de semana. Além da verificação, também foi feita pesquisa de satisfação com os usuários do serviço.

O trabalho foi motivado por reclamações que chegaram à Ouvidoria-Geral. Havia queixas de demora na fila e questionamentos sobre a qualidade das embarcações, em parte motivadas pelo incidente ocorrido há alguns dias, quando uma balsa ficou à deriva por cerca de uma hora.

“Nosso trabalho é de parceria com outros órgãos, na condução da boa gestão, ética e íntegra. Na travessia, colhemos informações para embasar eventual notificação à empresa responsável pelo serviço”,

esclareceu Raul Siqueira, controlador-geral do Estado.

Tempo de espera

O órgão responsável pelo contrato de concessão com a empresa BR Travessias, responsável, desde abril, por fazer a travessia da baía, é o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O contrato, disponível no site do DER, estabelece tempo de espera máximo, da cabine de cobrança ao embarque, de até 22 minutos na alta temporada e 32 minutos na baixa temporada.

A equipe da CGE constatou que, na noite de sexta-feira (17), a espera ultrapassou o tempo contratual. Porém, no sábado (18) pela manhã, o tempo até o embarque ficou abaixo do determinado. O não cumprimento dos prazos contratuais podem gerar multas e outras sanções.

“A situação está bem melhor que meses atrás, quando fizemos o mesmo trabalho e havia reclamações de espera de até quatro horas. Vamos continuar atentos a esse serviço, bastante requisitado na temporada, para que a população tenha serviço de qualidade e em conformidade com o estabelecido entre o Governo do Estado e a empresa”,

declarou Siqueira.

Canais para reclamação

A CGE orienta a todos os usuários desse serviço que, diante de qualquer problema, relate-o à Ouvidoria-Geral, para que providências possam ser tomadas. Os canais da ouvidoria são:

  • Telefone: 0800 041 1113
  • WhatsApp: (41) 3883-4014
  • Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado.
  • Endereço: Rua Mateus Leme, 2.018 – Centro Cívico – Curitiba