Cadeia de Arapongas é demolida; veja antes e depois

por Maria Eduarda Paloco
com informações de Prefeitura Municipal de Arapongas e supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 30 set 2022, às 18h33. Atualizado às 18h34.

A Cadeia Pública de Arapongas, no Norte do Paraná, foi demolida nesta sexta-feira (30). A estrutura do local estava precária e apresentava riscos para a sociedade. O local tinha capacidade para abrigar 35 presos, mas já chegou a comportar mais de 200.

As equipes do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Transito (Sestran) desocupavam o local desde quarta-feira (28). Antes da demolição, grades, equipamentos de informática, partes elétricas e linha telefônica, foram retiradas.

A transferência dos presos para cadeias de cidades da região começou em março deste ano. A Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), por exemplo, recebeu 60 deles.

O prefeito do município Sérgio Onofre acompanhou a demolição e diz que “Esperamos muito tempo por isso, e agora concretizamos este sonho de demolir este local que trazia risco para a sociedade”. Agora, o local será transformado em uma praça pública, de acordo com a prefeitura do município.

Nova CDP

Para substituir o local, um Centro de Detenção Provisória (CDP) está em construção, onde presos que aguardam julgamento vão ficar. A obra, realizada em parceria com o governo estadual, custará R$ 7,3 milhões para os cofres públicos.

Localizada na Rua Rouxinol, na região do Parque Industrial XI, na zona sul de Arapongas. O terreno, que foi doado pelo município, tem cerca de 2 mil metros quadrados.

Veja antes e depois: