Cetran-PR diz que Apucarana terá que readequar faixas de pedestres

Publicado em 19 abr 2024, às 10h56. Atualizado às 14h05.
POST 3 DE 3

O Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR) determinou que a cidade de Apucarana, no norte do estado, corrija uma pintura realizada na Rua Ponta Grossa. Será necessário readequar faixas de pedestres, as quais estariam em “desacordo com a sinalização de trânsito vigente”, conforme ofício enviado à Prefeitura Municipal nesta semana.

O modelo adotado por Apucarana viralizou nas redes sociais por conta da pintura diferente. Porém, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) informou que a sinalização é irregular. Foi apontado que as faixas de pedestres não estariam previstas no Manual Brasileiro de Sinalização Viária (MBSV).

Sendo assim, o Cetran-PR afirmou que o município pode ser responsabilizado por qualquer intercorrência que ocorra no local. Isso porque acidentes e colisões poderiam ser causados após a pintura confundir os cidadãos. Foi dado um prazo de cinco dias para a Prefeitura de Apucarana readequar faixas de pedestres na via.

Nesta quinta-feira (18), a Superintendência de Trânsito, Transporte e Inovação (STTI) do município, ligado ao Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (IDEPPLAN), solicitou 15 dias de prazo para que seja enviada ao Cetran-PR uma justificativa sobre o uso do modelo. Segundo a Prefeitura de Apucarana, houve uma falha na tentativa de contato por e-mail, o que teria atrasado o recebimento da informação sobre a irregularidade.

O município pede que o caso seja analisado novamente após a apresentação das justificativas, até o dia 02 de maio, para então ser definido se será preciso readequar faixas de pedestres.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui