Confira dicas de atividades para fazer com as crianças em casa durante as férias

Publicado em 9 jul 2022, às 09h00. Atualizado às 01h51.

Durante o mês de julho, alunos de toda a rede de ensino do Paraná aproveitam as férias escolares. São dias que possibilitam a interação de pais e filhos, sem deixar o aprendizado de lado. O RIC Mais separou 10 atividades para fazer com as crianças durante o recesso, com materiais que são encontrados em casa.

As dicas foram compartilhadas pela professora Maria Berzotti, que atua no Colégio PGD, em Londrina, no norte do estado, desde 2011. Formada em Pedagogia, tem pós-graduação em diversas áreas, como psicopedagogia institucional.

Durante suas aulas, Maria apresenta para a classe diferentes tipos de exercícios lúdicos. Assim, aprender também se torna divertido e atrativo. “O feedback que eles trazem sempre nas aulas, ou após, é muito motivador. […] Eles gostam, eles participam, eles questionam, eles argumentam”, conta.

A profissional garante que levar esse tipo de prática para dentro de casa também colabora com a boa convivência familiar, independentemente da idade do filho. “As atividades, quando têm a intermediação do adulto, ainda mais quando é um familiar, […] têm uma grande importância e relevância”, Maria explica.

Veja a seguir sugestões de atividades diferentes para fazer com as crianças em casa durante as férias. Ao final da matéria, leia também uma dica bônus.

Caça tesouro sensorial

A família deve esconder pela casa objetos com diversos estímulos sensoriais. Como exemplo, podem selecionar ursos de pelúcia, bolsas térmicas, livros de capa dura, bolas de algodão e quadros coloridos.

Em seguida, passam pistas para a criança. Ao dizer “encontre algo macio”, por exemplo, ela deve buscar pela casa o objeto que oferece aquele tipo de estímulo. Fica ainda mais legal se for usado um cronômetro.

A brincadeira pode durar horas e ajuda no desenvolvimento das habilidades sensoriais.

(Foto: Ilustrativa/Pexels)

Contação de história

A contação de história pode acontecer em um momento de roda. A família estende um tapete com almofadas e se reúne.

Não é necessário ler um livro. Podem ser contadas histórias passadas de geração em geração, por exemplo.

Nesta interação, a criança trabalha a imaginação e a criatividade.

(Foto: Ilustrativa/Pexels)

Stop

Um dos clássicos jogos entre amigos também pode ser aproveitado entre a família. Para jogar, basta ter folhas de papel e canetas.

No papel, cada jogador forma colunas de temas variados, como cidade, animal, cor e profissão. Uma letra deve ser sorteada e cada participante precisa completar as colunas com palavras dentro do tema e que comecem com ela. Por exemplo, caso a letra A seja sorteada, na coluna da cor pode ser escrito “amarelo”.

O primeiro jogador que completar a lista grita “stop”. Neste momento, todos devem parar de escrever. Cada item vale 10 pontos. Se houver itens repetidos, recebem 5 pontos. O maior pontuador, ao final das rodadas, é também o vencedor.

O “Stop” trabalha vocabulário, escrita, memória, raciocínio lógico, percepção, agilidade e atenção.

Massinha caseira

Com produtos que não causam problemas à saúde, a massinha caseira desenvolve a coordenação motora fina, além da concentração e criatividade.

Receita:

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de sal
  • 1½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Corante comestível ou suco de saquinho

Misture tudo em uma tigela. A quantidade de corante ou de suco fica a critério, porque este é o ingrediente que dará cor à massa.

(Foto: Ilustrativa/Pexels)

Boliche com garrafas pets

Reúna garrafas pets ou algum material reciclável que tenha na casa para montar os pinos. Fica mais divertido se as embalagens forem preenchidas por água colorida.

Assim como no jogo original, a intenção é fazer o melhor arremesso de bola, de forma que todos os pinos caiam. O jogador deve se posicionar a alguns metros de distância antes de arremessar.

A atividade além de desenvolver habilidades motoras, também trabalha o equilíbrio.

Cabanas com almofadas e cobertas

Montar cabanas improvisadas dentro de casa também é uma das opções que promove a reunião familiar.

A cabana pode ser feita com um lençol equilibrado em cadeiras. Na parte de dentro, crie um ambiente confortável com cobertas e almofadas.

Conciliando esta brincadeira com a contação de história, a criatividade dos pequenos irá “decolar”.

(Foto: Ilustrativa/Pexels)

Descubra a sombra/mímicas

Em qualquer local que possibilite uma boa visibilidade de sombras, chame a criança para que ela adivinhe o que você está tentando mostrar. Com as mãos, o adulto deve criar formas que se assemelhem a algo, como um animal ou objeto.

A brincadeira também pode ser voltada para a mímica. Sem falar, a família deve adivinhar o que o jogador está querendo transmitir. As possibilidades são infinitas, desde nomes de filmes até cidades.

(Foto: Ilustrativa/Pexels)

Pintura de sopro

Para esta atividade é necessário um canudo, papel, tinta e água.

Misture a tinta na água e derrame pequenas quantidade sobre a folha. Com o canudo, a criança deve assoprar a água e deixar a criatividade fluir ao criar desenhos com a técnica.

Soprar é uma habilidade motora oral que ajuda na fala. Elas também colabora com a mastigação dos alimentos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ensinar|e|aprender (@ensinosafetivos)

Cama de gato com obstáculos

Esta brincadeira pode ser montada em um corredor da casa. Cole barbantes que liguem uma parede à outra. A criança precisa passar pelos cordões, mas além dos barbantes ainda existem os obstáculos que a impedem de fazer o caminho de forma fácil.

Desta forma, são trabalhadas as habilidades de resolução de conflitos, coordenação, equilíbrio e confiança.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ensinar|e|aprender (@ensinosafetivos)

Bônus: lista de filmes para assistir em família

A professora separou também obras que trabalham diferentes temáticas importantes para o desenvolvimento, como comportamento, relação entre familiares, zelo familiar, questões sociais, entre outros. Confira:

  1. Divertida Mente (2015)
  2. Frozen – Uma Aventura Congelante (2014)
  3. Up – Altas aventuras (2009)
  4. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
  5. Moana – Um mar de aventuras (2017)
  6. Procurando Nemo (2003)
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.