O lançamento de uma Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade, a partir das 10 horas deste sábado (23), é uma das atividades programadas pelo departamento de Educação para Sustentabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para comemorar o aniversário da cidade. Além da Maratona, haverá várias outras atrações no Zoológico de Curitiba. Como em toda festa, não faltarão os doces e a decoração especial.
O chimpanzé Bob receberá um bolo só para ele. Os babuínos-sagrados, macacos-aranha e macacos-prego também irão provar a receita do bolo da festa. Além dos primatas, outros animais presentes na comemoração são as araras, as girafas e o urso-de-óculos.
Também está programado para o sábado o batizado da nova moradora do Zoo, a fêmea de hipopótamo nascida no mês passado e que recebeu o nome de Glória, em votação popular. Como a filhote está em área de manejo, restrita ao público, o batizado não poderá ser acompanhado pelos visitantes do Zoológico, nem pela imprensa.
Maratona da Sustentabilidade
Até o mês de novembro, alunos do ensino fundamental de escolas municipais e membros de grupos escoteiros irão realizar desafios ecológicos, culturais e recreativos. A Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade será lançada no sábado.
“Não importa qual escola irá ganhar. O foco da maratona não é a competição, pois a grande vencedora será a cidade de Curitiba”, comenta a diretora do departamento de Educação para Sustentabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcia Frasson.
Durante o lançamento da Maratona, estarão presentes no zoológico cerca de 200 crianças. São alunos das escolas municipais Paranavaí, Wenceslau Braz, Rolândia, Professora Tereza Matsumoto e Tanira Regina Schimidt, além dos grupos escoteiros São Luiz Gonzaga e Pindorama totalizando.
Além dos desafios, as crianças irão participar ao longo do ano de eventos do Dia do Meio Ambiente, Dia da Árvore e Dia do Rio. “O objetivo principal é possibilitar o conhecimento e a vivência de práticas locais de educação para a sustentabilidade.
No sábado, haverá ainda uma réplica do Jardim das Sensações. No percurso estarão 28 plantas de diferentes formas, texturas e aromas. A atividade será coordenada por técnicos do Jardim Botânico Municipal.
A festa terá também uma exposição interativa, a “Sou Bicho de Curitiba”, coordenada por técnicos do Museu de História Natural Capão da Imbuia. A mostra reúne animais silvestres da fauna local, em taxidermia, e enfoca a sua importância para a sustentabilidade, como reciclagem de nutrientes, auxílio na conservação de mananciais hídricos, polinização e controle das populações de animais.
Zoológico de Curitiba
Inaugurado em 28 de março de 1982, o Zoo é um dos maiores e bem conceituados do Brasil, com uma área de 530 mil metros quadrados e um acervo de 1,8 mil espécies. Criado para abrigar animais de grande porte que, até então estavam no Passeio Público, o Zoológico vai além da exposição dos animais.
Abriga vários programas de reprodução com enfoque preferencial aos animais nativos e em risco de extinção, buscando inclusive parcerias e desenvolvendo pesquisas junto a Universidades e ONGs. Dentro do Zoológico, há um centro de Educação Ambiental que promove atividades para os visitantes e escolas da rede pública e particular.
A visitação é gratuita e a média de público tem sido de aproximadamente 600 mil visitantes ao ano.
Serviço:
Programação no Zoológico de Curitiba
Dia 23 de março, às 10 horas.
Rua João Miqueletto, Alto Boqueirão