Para comemorar os 136 anos do Museu Paranaense, uma programação especial será realizada na semana de 23 a 29 de setembro. Debates, abertura de exposição, visitas guiadas e apresentação musical, com entrada gratuita, marcam o aniversário do terceiro museu mais antigo do Brasil.
A Semana do Museu Paranaense será aberta no domingo (23), às 11 horas, com apresentação da Big Belas Band, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Nesse dia haverá visitas guiadas, das 12 às 15 horas, com funcionários caracterizados com roupas de época.
Ainda no domingo será aberta a exposição “O Mundo do Trabalho”, que faz uma reflexão sobre as diferentes formas de afazeres, entre intelectual e braçal, feminino, masculino e infantil, rural e urbano. Também haverá palestra – “Um Olhar para o Museu Paranaense” – das 12 às 14 horas, com o professor Cláudio Ogliari e convidados.
Nos dias 25, 26 e 27, das 14 às 17 horas, haverá três mesas redondas. A primeira tem como tema a “Origem e extinção da megafauna pleistocênica na América do Sul”, com o palestrante Fernando Sedor e a debatedora Cláudia Parellada. A seguinte é sobre “Museus contra a violência urbana”, com Rhodrigo Deda e Guilherme Durães. E a última será sobre “A função social dos museus”, comVilma Chiara e Márcia Kersten.
Durante toda a semana serão oferecidas visitas guiadas às exposições, sempre das 11h30 às 13h30. A programação integra a Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
HISTÓRIA – O acervo do Museu Paranaense é composto por 400 mil itens, entre os quais objetos raros. O visitante vai encontrar uma grande quantidade de artefatos indígenas, documentos, telas, objetos, fotos, livros e uma coleção de moedas, cédulas e medalhas doada pelo antigo Banco do Estado do Paraná.
Abriga ainda o acervo adquirido do extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de cinco mil itens, entre peças de mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria, que ajudam a contar a história dos conflitos militares ocorridos no Estado.
Além das exposições rotativas e dos cursos e palestras que realiza, o Museu Paranaense apresenta mostras de longa duração, como o acervo de Vladimir Kozák, naturalista tcheco que viveu em Curitiba entre 1928 e 1979. A exposição é composta por pinturas, desenhos, aquarelas, fotografias, filmes e documentos que retratam os índios do Paraná e do Brasil, e pelos objetos de uso pessoal do artista.
E no Pavilhão da História do Paraná, uma linha do tempo, com os acontecimentos que vão da pré-história até o início do século 20, mostra a integração dos imigrantes no Estado.
Serviço: semana comemorativa aos 136 anos do Museu Paranaense
Data: de 23 a 29 de setembro
Local: Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba/PR