A cada edição, o projeto Pedala Curitiba está reunindo um número maior de ciclistas interessados em passear à noite e se exercitar pela capital paranaense. A novidade nestes primeiros circuitos promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smelj), em 2013 foi o aumento da participação de mulheres (jovens e adultas). De acordo com o diretor de Lazer, Fabiano Brusamolin, na etapa da última terça-feira (12), 270 pessoas pedalaram suas bikes pela região central de Curitiba. Destes, 54 são mulheres, o que representa 20% do total de participantes – quase o dobro da média de participação feminina das edições anteriores.

O circuito teve início na Praça Garibaldi,  às 20h15, e prosseguiu por ruas dos bairros São Francisco, Centro, Alto da Glória, Juvevê, Parolin, Rebouças retornando ao ponto de partida.

Circuitos

Com a política de descentralização adotada pela Smelj, os ciclistas têm duas oportunidades de pedalar à noite em Curitiba. Nas terças pela região central, com concentração na Praça Garibaldi, e nas quintas, no bairro Tatuquara. O ponto de encontro é o Centro de Esporte e Lazer Santa Rita.

Para participar do projeto é necessário ter no mínimo 15 anos e é obrigatório o uso de capacete. Quem não tiver o equipamento de segurança pode emprestá-lo mediante a apresentação de documento de identidade junto aos organizadores. A cada etapa busca-se um novo roteiro, com distância estimada entre 15 e 17 quilômetros.

O Pedala Curitiba é realizado desde 2008 sob coordenação da Smelj. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Lazer no telefone: 3350-3743.