Será aberta na próxima quarta-feira (19), às 19 horas, no hall da Secretaria de Estado da Cultura, a exposição “Jesus Santoro – A Revelação de Um Mestre”. Organizada pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS/PR) a mostra tem curadoria do fotógrafo João Urban. A entrada é gratuita.

A exposição é a primeira dedicada à arte quase desconhecida de Santoro, que influenciou grandes nomes da fotografia no Paraná, mas cujo trabalho foi pouco difundido em vida. Sua obra pertence atualmente ao acervo do MIS, totalizando mais de 23 mil negativos fotográficos. A mostra revela ao público uma parte significativa do apuro técnico e da sensibilidade artística do fotógrafo, que morreu em 2003.

Jesus Santoro era mineiro, passou por São Paulo e em meados de 1950 chegou ao Paraná. Autodidata, aprendeu a fotografar observando. Seus trabalhos destacavam-se pelo enquadramento preciso e a percepção da luz, características inerentes ao artista, que também possuía inúmeras habilidades: projetava estandes para exposições, esculpia, modelava, desenhava e retocava fotografias.

Santoro gostava muito de cinema e fez a direção de fotografia do primeiro filme de Sylvio Back, “As Moradas” (1964). Em meados de 1970 deixou a sociedade da empresa Prisma Realizações, que comandou junto com Francisco Kava. Depois de ter vários restaurantes e um pequeno ateliê de artesanato, terminou sua vida ao pé da Serra do Mar, onde fazia suas peças, vendia milho cozido e recebia poucos e fiéis amigos. Morreu só, mas deixou um grande legado que nunca foi exposto enquanto viveu.

Serviço:
Mostra “Jesus Santoro – A Revelação de Um Mestre”
Data: de 19 de dezembro de 2012 a 15 de março de 2013
Local: Hall da Secretaria de Estado da Cultura – Rua Ébano Pereira, 340. 80410-903 Curitiba/PR
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas