Londrina recebe, a partir desta quinta-feira (25), a exposição “Desejo de Salão: Salão Paranaense, uma retrospectiva”, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná e exibida no Museu Oscar Niemeyer. No mesmo dia haverá a abertura oficial do Salão de Arte de Londrina, com a exposição “Estratégias Pictóricas”. As duas mostras ficam em cartaz até o dia 30 de novembro.
A mostra itinerante “Desejo de Salão – Salão Paranaense, uma retrospectiva”, apresenta obras de Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Guido Viaro, entre outros artistas premiados ou destaques das edições do Salão Paranaense, que vem sendo realizado pelo Estado desde 1944.
SALÃO DE ARTE – O edital “Arte Londrina” selecionou 51 artistas, entre 143 inscritos, para integrar três exposições programadas para ocorrer este ano e em 2013. A primeira é intitulada “Estratégias Pictóricas”, e apresenta obras que usam a cor transmutada em pinturas, objetos, fotografias ou mesmo propondo um embaçamento de fronteiras com o desenho.
Ao aproximar os trabalhos, a curadoria, feita por Danillo Villa, chefe da Divisão de Artes Plásticas DaP, e Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural SP, está propondo ao público a experiência de pensar a cor como estratégia. Assim, as tonalidades são entendidas como potências singulares e sedutoras, sendo abordadas para alcançar o silêncio ou multiplicar informações.
Integram a mostra os artistas Adilson Lopes, Amanda Sacoman, Daniela Antonelli, Elke Coelho, Flávia Junqueira, Guilherme Callegari, Louisa Savignon, Michelle Cristine, Silva Paixão Costa, Moisés Alves, Myrian Zini, Reynaldo Candia, Robinson Oliveira e Sueli Spicalquis.
Serviço: exposições “Desejo de Salão: Salão Paranaense, uma retrospectiva” e “Estratégias Pictóricas”
Abertura: quinta-feira, dia 25
Horário: 19h30
Período expositivo: até 30 de novembro de 2012
Local: Divisão de Artes Plásticas | Casa de Cultura | UEL –
Avenida Juscelino Kubitschek, 1973. Londrina – PR
Entrada gratuita