A 14ª edição do jornal Cândido, que já está sendo distribuído, resgata alguns dos principais livros nacionais que ganharam as telas, discutindo qual o resultado da fusão entre literatura e cinema. O jornal traz matérias e textos críticos que falam sobre as adaptações de obras de Nelson Rodrigues e Jorge Amado – dois dos escritores brasileiros com maior presença em nosso cinema -, sobre clássicos da literatura nacional e paranaense levados à tela, além de reportagem que resgata a história de grandes romancistas que escreveram roteiros.

O jornal apresenta depoimento de Lourenço Mutarelli, que participou do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em junho passado, além de texto de Nilma Lacerda sobre o papel atual das bibliotecas na seção “Livro e Leitura”.

Entre os inéditos, destaque para dois experientes autores paranaenses. A contista Luci Collin discute a Curitiba contemporânea por meio de sua prosa experimental na seção “Em busca de Curitiba”. E Thadeu Wojciechowski, um dos poetas mais carismáticos do Paraná, aparece com o poema “enquanto é tempo”.

O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em vários pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no endereço www.candido.bpp.pr.gov.br . O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.