Um dos mais destacados autores da literatura infantojuvenil brasileira, Ilan Brenman é o terceiro convidado do projeto “Um Escritor na Fronteira”, que até dezembro levará a Foz do Iguaçu cinco grandes nomes da literatura contemporânea para falar sobre suas obras, métodos de criação e hábitos de leitura em bate-papos mensais.

O encontro com Brenman será realizado nesta quarta-feira (31), às 19h30, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, que apoia o projeto. A mediação do encontro será do jornalista e escritor Luís Henrique Pellanda.

O projeto é uma realização da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná, com patrocínio da Itaipu Binacional. O romancista Milton Hatoum abriu a programação em 19 de setembro. Marçal Aquino foi o segundo convidado, em outubro. A jornalista e escritora Eliane Brum será a próxima convidada do projeto, em 21 de novembro.

A idéia é levar a Foz do Iguaçu alguns dos principais nomes da prosa e poesia brasileira, possibilitando que os leitores da cidade entrem em contato com as ideias de grandes autores. Além disso, o projeto é uma forma de descentralizar as ações do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura, diz o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira.

ILAN – Desde 1997, Ilan Brenman já publicou mais de 50 livros infantis e juvenis. Suas obras ganharam, inúmeras vezes, o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil.

Em 2012, seu livro O Alvo foi selecionado para o catálogo Withe Ravens (Munich/Alemanha), o que significa fazer parte do melhor que foi publicado no mundo em 2011. Desde o ano passado, os livros do escritor ultrapassaram as fronteiras brasileiras e hoje são publicados na Europa e Ásia.