A banda curitibana Gaiteiros de Lume garante a diversidade de estilos na 31ª Oficina de Música de Curitiba ao apresentar um repertório de música celta tradicional da Bretanha, Escócia, Galícia e Irlanda. O grupo apresenta-se neste sábado (12), às 19h, no Teatro da Reitoria, tendo como convidados os músicos da Orquestra de Cordas da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul.
Os Gaiteiros de Lume surgiram em 2007 e no ano passado lançaram seu primeiro álbum “RockyRoad to Dublin”, com músicas tradicionais e composições próprias. A principal atração do grupo são as variadas gaitas de foles (escocesa, galega e irlandesa). Integram a banda os músicos Aloísio Schmid, Bruno Novak, Carlos Simas, Dario Knopfholz e Luis Felipe de la Cerda.
A Orquestra de Cordas de Jaraguá do Sul é formada por jovens entre 8 e 15 anos. Dirigida pelo maestro Ricardo Feldens, a orquestra é mantida pela Prefeitura da Jaraguá do Sul e faz apresentações por todo o país.
Sob a coordenação de Ricardo Feldens, os músicos exploram uma das vertentes musicais mais populares em países como a Bretanha, Escócia e Irlanda. Os músicos utilizam várias gaitas de fole: escocesa, galega e irlandesa), além de outros instrumentos tradicionais como bodhrán, whistles, lows, spoons, bousuki, mandolin, banjo e caixa.
Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Gaiteiros de Lume e Orquestra de Cordas da Scar de Jaraguá do Sul
Local: Teatro da Reitoria da UFPR – R. XV de Novembro, 1299 – Centro
Data: 12 de janeiro de 2013 (sábado), às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10