Já com datas marcadas para 2013 (12, 13 e 14 de junho ), o 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu terá mais espaço para os expositores, para atender tanto os que ficaram de fora este ano quanto os novos participantes da feira de turismo de compras. O organizador do festival, Paulo Angeli, anuncia também que a feira de turismo terá as novas tecnologias como destaque.

Paulo Angeli, organizador do festival, encerrado no sábado (14), diz que só deve ter os números oficiais em meados da semana, mas estima que mais de 600 expositores participaram da feira este ano, quase 50% a mais que em 2011. “Faltou lugar”, diz, lembrando que 26 empresas ficaram na fila de espera por estandes; elas não puderam ser atendidas.

Caravanas:

Incluindo o espaço do Hotel Show, a feira de turismo deste ano teve 193 estandes, todos ocupados por vários expositores. “Só nos quatro estandes de Santa Catarina havia 57 empresas”, exemplifica Angeli.

O número total de participantes passou de 6 mil pessoas, principalmente agentes de viagens, empresários de turismo e profissionais do setor. Muitos vieram em caravanas – foram 23 de estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de representantes da Argentina e do Paraguai.

Sete maravilhas:

O secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, considera que a edição deste ano foi beneficiada pela boa imagem do Destino Iguaçu, que ganhou ainda mais destaque com a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas mundiais da natureza.

Segundo González, “foi importante mostrar in loco aos agentes de viagens porque nossa atração mereceu ser eleita”.

Blogueiros e comprismo:

As grandes novidades do 7º Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu foram o a realização do 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, com participantes do Brasil e do exterior, e a 1ª Feira Internacional do Turismo de Compras do Iguassu, a Feturcom.

Durante o encontro, a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), composta por cerca de 150 blogueiros, lançou o site www.rbbv.com.br, que reúne mais de 100 blogs. As opções de aventuras do Destino Iguaçu, apontado como o mais competitivo roteiro de turismo fora de capitais, estão registradas em treze deles.

Ciudad del Este:

A feira do turismo de compras reuniu empresários que atuam em Ciudad Del Este, no Paraguai. Eles querem fazer com que o comércio paraguaio se firme como uma opção de turismo de compras para a classe média brasileira. No ano que vem, a feira terá novidades, como a participação de outros destinos mundiais do turismo de compras. “A Feturcom foi um grande sucesso. Os expositores se surpreenderam com os resultados”, destaca Paulo Angeli.

O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu foi realizado no Hotel Rafain Expocenter, com patrocínio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, BNDES e Sebrae e apoio do Ministério do Turismo, TAM, Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e governo do Paraná, entre outras instituições ligadas ao desenvolvimento do turismo nacional.