Fachada do Paço da Liberdade, em Curitiba, recebe festival de projeção mapeada

por Daniela Borsuk
com informações de assessoria de imprensa
Publicado em 25 ago 2022, às 11h18.

A partir desta quinta-feira (25) até sábado (27), o Paço da Liberdade, no Centro de Curitiba, recebe a primeira edição do Festival Internacional de Videomapping (FIV). Para o evento, a fachada do prédio histórico irá se transformar em uma tela de projeções visuais.

Trabalhos inéditos de três artistas serão reunidos para o festival de projeção mapeada – técnica de projeção capaz de criar imagens em superfícies complexas, como fachadas de edifícios. As obras selecionadas pela curadoria serão exibidas a partir das 20h30 e os melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro e softwares de criação visual. Além disso, as obras ganharão uma nova reprodução no terceiro dia do evento.

As atividades de discotecagem com projeções na praça começam às 20h. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. A escolha do Paço da Liberdade, em pleno centro de Curitiba, foi feita para ampliar o acesso do público a esta técnica de projeção. As exibições também serão transmitidas ao vivo pela internet por meio dos canais do festival no Instagram (instagram.com/fiv_br) e no Facebook (facebook.com/fivbrasil).

Criações do Festival

“O FIV segue um modelo internacional de festivais de mapping que entregam uma fachada aos criadores visuais. A partir daí, a inspiração dos artistas depende de um respeito a esse edifício e de muita inspiração. Cada obra é única e transformará o Paço da Liberdade ao interagir com ele”, explicou Rodrigo Alonso, produtor do festival.

De acordo com Gabriela Vernet, Diretora Artística do FIV, há obras da Argentina, Coreia do Sul, Espanha e de diversas regiões do Brasil. “Foi possível montar uma programação bem diversa visualmente para dois dias de exibições inéditas e um último dia com os melhores, segundo nosso Júri, que irá avaliar as obras durante as projeções e irá deliberar a programação do dia 27, com anúncio dos vencedores”, afirmou.

Oficinas gratuitas

Paralelamente à programação, o FIV promove uma série de oficinas e masterclasses gratuitas com foco em projeção mapeada. Há tanto opções para o videomakers e quanto para o público em geral – como a oficina de “Tagtool para Adolescentes”, no dia 27 de agosto, ministrada por Ygor Marotta para adolescentes de 12 a 14 anos.

Outros cursos e palestras, apresentados por nomes de referência em videomapping, passarão por temas como interação entre som e imagem, uso de projeção mapeada em diferentes expressões artísticas e intervenção urbana. Há opções presenciais e online. A programação completa, com informações sobre requisitos para as oficinas e formulários de inscrição, está disponível no site do festival (fivbr.com/oficinas).