A mostra coletiva “Kuaray Oguatá Porã (Caminho do Sol Bonito) – Arte e Vida Guarani” abre na próxima terça-feira (16), às 17 horas, na Sala do Artista Popular (SAP), em Curitiba. A exposição apresenta, até 16 de junho, um pouco da arte guarani da aldeia localizada no litoral do Estado. A entrada é gratuita.
A mostra é composta por obras da coleção de Gilberto Biscaia, comerciante da região de Guaraqueçaba que, desde 1995, comercializa e coleciona peças de artesanato produzidas pelos indígenas. Atualmente a coleção conta com mais de 300 itens.
Dentro da Sala do Artista Popular, da Secretaria de Estado da Cultura, será montada uma Opy, casa de reza Guarani. Tradicionalmente, ela fica no centro da aldeia. Os índios acreditam que nela estão todas as lideranças espirituais, que rezam e protegem os parentes e familiares da aldeia. É na casa de reza que os guaranis pedem saúde e orientação. Sempre ao anoitecer os índios se dirigem ao local para o rito em busca de um melhor amanhecer.
Na ocasião, também será lançado o catálogo “Sala do Artista Popular 1999-2012”, com todas as exposições realizadas no local até o ano passado.
Serviço: “Kuaray Oguatá Porã (Caminho do Sol Bonito) – Arte e Vida Guarani”. Abertura: terça-feira (16). Horário: às 17 horas. Local: Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho, s/n°, anexo à Secretaria de Estado da Cultura). A mostra permanece até 16 de junho. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas.