O ponto turístico mais visitado de Curitiba completa 21 anos nesta sexta-feira (5). Em referência à data e também a campanha Outubro Rosa, a estufa ficará iluminada em cor-de-rosa a partir das 18 horas desta sexta.

O Outubro Rosa visa a chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento mundial tem por meta conscientizar todas as mulheres, a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia.

Com área total de 178 mil metros quadrados, o Jardim Botânico recebe, em média, um milhão de pessoas a cada ano. No ano passado, foi o destino que registrou maior número de paradas do ônibus da Linha Turismo.

Também é o endereço da cidade que concentra o maior número de espécies. “Há ali 150 mil unidades de flores, substituídas a cada três meses”, conta o diretor do departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Desde o início desta semana, o canteiro central do Jardim Botânico ganhou mais uma atração. No local foram plantadas milhares de mudas de cravinas e bocas-de-leão na cor rosa. Elas fazem parte do Outubro Rosa, movimento mundial que tem como meta conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No total, Curitiba tem 1,5 milhão de flores plantadas, em parques, praças e ruas. A produção mensal atual do Horto Municipal é de 500 mil mudas.